Perguntas frequentes

Como funciona a psicoterapia?

A psicoterapia (ou terapia como alguns falam) é um processo de busca, onde procuramos identificar e clarificar os motivos de dificuldades existentes, encontrar novas saídas para elas e expandir nossas potencialidades pessoais. 

Faz parte da vida nos depararmos com conflitos e questões emocionais. Confusão, tristeza profunda, ansiedade frequente, problemas familiares, perda do emprego, impasses de relacionamento, baixa autoestima e desejo por mudanças são exemplos do que pode levar uma pessoa ao processo psicoterapêutico. ​​Há também quem inicie esse trabalho de autoaprimoramento para saber cada vez mais de si e ampliar suas forças pessoais.

Ela acontece através de encontros recorrentes, que podem ser semanais ou quinzenais, a depender do caso. Avalio o que é mais indicado para cada um nas consultas iniciais.

 

A cada sessão, atuamos juntos para você se compreender melhor, questionando suas crenças e padrões comportamentais e revisitando sua história de vida. Trata-se de um trabalho individual onde encontramos significados para suas experiências e atribuímos novos sentidos para elas também. Os resultados obtidos podem ser autoconhecimento, desenvolvimento de novas habilidades emocionais e comportamentais, protagonismos e autonomia para escolher e construir uma vida que te representa.

 

Quanto tempo dura a psicoterapia?

Cada atendimento dura aproximadamente 50 minutos.

Já o tempo de duração do processo terapêutico varia muito. Existem os processos de curto, médio e longo prazo, a depender da demanda de cada caso e disponibilidade de cada pessoa.

 

Angústias circunstanciais, por exemplo, levam em torno de 3 a 6 meses para serem trabalhadas, enquanto as relacionais em média 6 meses.

 

Dificuldades de origem intrapsíquicas requerem mais tempo para serem cuidadas, são as psicoterapias de longo prazo.

 

Sobre o investimento?

Trabalho com consultas particulares.

 

Não realizo atendimento a convênios, mas forneço recibo para reembolso se essa for uma possibilidade para sua seguradora de saúde.

Para maiores informações sobre valores dos serviços e formas de pagamento, entre em contato.

 

Você atende convênio?

Não realizo atendimento a convênios, mas forneço recibo para reembolso se essa for uma possibilidade para sua seguradora de saúde.

 

Como funciona a terapia online?

A psicoterapia online vem ganhando cada vez mais força e relevância nos últimos tempos, já que ela é uma possibilidade de atendimento para quem não consegue ir presencialmente à um consultório ou clínica de psicologia.

Funciona da mesma forma que um atendimento presencial e é realizada via aplicativo Zoom.

 

Essa modalidade envolve uma corresponsabilidade no que se refere à qualidade do atendimento e sigilo terapêutico. É preciso que o paciente disponha de um espaço privado e sem interrupções para realizar suas sessões, que providencie uma boa conexão de internet e use fone de ouvido com microfone durante todo o encontro. É recomendado também que não utilize aparelhos eletrônicos públicos ou compartilhados.

Com esses requisitos atendidos, cuidar da saúde emocional se torna uma possibilidade pra mais gente. E por aqui, já atendi pessoas que falavam de dentro do carro, de uma sala de reunião no trabalho, de casa e até de um banheiro!

A psicoterapia online nos oferece vários benefícios:

  • Flexibilidade de horários - como o atendimento pode ser realizado nos seus intervalos durante o dia, fica mais fácil conciliarmos a nossa agenda;

  • Otimização de tempo - é possível programar a sua sessão para qualquer momento tranquilo da sua rotina, e a possibilidade de você se atrasar ou precisar faltar é muito menor;

  • Liberdade geográfica - podemos nos falar de qualquer lugar do mundo;

  • Redução de Custos - você economiza tempo e dinheiro, já que não precisa se deslocar até o meu consultório e nem gastar com transporte e estacionamento.

 

Quando o atendimento online é contraindicado?

Não há contraindicação para o atendimento online, mas não é todo mundo que se adapta ao atendimento online, e tudo bem!

Por ser uma modalidade online, vale experimentar e avaliar como você se sente!