Como funciona a psicoterapia infantojuvenil?
Experiências vivenciadas na infância influenciam significativamente nas possibilidades de desenvolvimento de cada um, possibilitando a construção de uma vida emocionalmente saudável, criativa e autêntica. Enquanto a adolescência é marcada por transformações fisiológicas, corporais, psicológicas e sociais, exigindo do adolescente trabalho intenso na ressignificação da sua identidade para que faça a passagem para a fase adulta.
Alguns impasses podem aparecer nesses estágios da vida, levando o indivíduo a apresentar dificuldades em lidar com as demandas da vida.
A psicoterapia infantojuvenil é um espaço onde a criança ou o adolescente pode compreender as origens das suas dificuldades e conflitos emocionais envolvidos, e desenvolver novas maneiras de lidar com a realidade, ampliando e fortalecendo suas capacidades.
O atendimento com crianças acontece através do brincar, considerando que requer manejo e técnica específicos. Com o adolescente, se dá via palavra, podendo ser utilizados recursos lúdicos e que facilitem sua expressão.
O processo terapêutico pode resultar em autopercepção, desenvolvimento de novas habilidades e bem-estar emocional.
Durante o processo acontecem diálogos periódicos com os pais ou responsáveis para acompanhamento do atendimento terapêutico.
Realizo também atendimento online com esse público, a partir dos 10 anos e a depender da adaptação de cada à essa modalidade.