Como funciona a psicoterapia infantojuvenil?

Experiências vivenciadas na infância influenciam significativamente nas possibilidades de desenvolvimento de cada um, possibilitando a construção de uma vida emocionalmente saudável, criativa e autêntica. Enquanto a adolescência é marcada por transformações fisiológicas, corporais, psicológicas e sociais, exigindo do adolescente trabalho intenso na ressignificação da sua identidade para que faça a passagem para a fase adulta.

Alguns impasses podem aparecer nesses estágios da vida, levando o indivíduo a apresentar dificuldades em lidar com as demandas da vida.

A psicoterapia infantojuvenil é um espaço onde a criança ou o adolescente pode compreender as origens das suas dificuldades e conflitos emocionais envolvidos, e desenvolver novas maneiras de lidar com a realidade, ampliando e fortalecendo suas capacidades.

O atendimento com crianças acontece através do brincar, considerando que requer manejo e técnica específicos. Com o adolescente, se dá via palavra, podendo ser utilizados recursos lúdicos e que facilitem sua expressão. 

O processo terapêutico pode resultar em autopercepção, desenvolvimento de novas habilidades e bem-estar emocional.

Durante o processo acontecem diálogos periódicos com os pais ou responsáveis para acompanhamento do atendimento terapêutico.

Realizo também atendimento online com esse público,  a partir dos 10 anos e a depender da adaptação de cada à essa modalidade.